BLOG DA LUWA

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Arte não precisa entender, tem que SENTIR!

Desde que comecei a pintar (há quase 12 anos) estou acostumada a ouvir pessoas até um tanto constrangidas me dizerem:  “Olha, LuWa, eu não entendo absolutamente NADA de arte, de técnica ou estilo de pintura, mas gostei deste quadro”.
O que eu sempre respondi nessas ocasiões é que a arte não precisa ser entendida.  Se gostou e sentiu algo bom quando viu é o que importa.
A arte deve ser sentida.  Tocar a nossa alma, nos fazer mais felizes.  Independente se custa 50 ou 500 mil Reais.
É claro que se for um profissional da área admirando uma obra de arte ele perceberá as razões técnicas que fizeram com que o resultado ficasse bom.  A harmonia das cores, o peso dos traços ou o vigor das pinceladas.  Mas o homem comum, a meu ver, não precisa criar rótulos.  Deve olhar a obra de arte sem tanta preocupação com a técnica.  Acho que deve, isso sim, olhar para dentro de si e ver o que essa obra despertou em seu sentimento.
A arte tem o poder de alegrar ou entristecer quem a observa.  Por isso o artista deve ter consciência do seu papel, já que os apreciadores de sua arte absorverão um pouco do seu sentimento.  Se for bom, ótimo! Terá semeado o bem.  Mas se for pesado, triste, angustiante, também terá levado isso para os observadores.
Meishu-Sama, filósofo japonês e meu mestre espiritual, diz em seus ensinamentos que o artista tem uma grande responsabilidade social, pois ele impregna sua obra com suas vibrações espirituais, que tocarão a sensibilidade das pessoas através das obras literárias, da pintura, da música, dos cantos, das danças, etc.   Acredito muito nisso.
O meu objetivo com a arte é que minha obra transmita alegria e bons fluidos para todos aqueles que a contemplam.
LuWa

2 comentários:

  1. Legal Lu. Muito lindo vc citar Meishu-Sama, sua filosofia levando suas palavras para amigos no seu blog. Isto mesmo o artista tem o compromisso de transmitir alegria a todos que contemplam sua arte. Apreciação da arte de alto nível espiritual .. beijos, adorei seu blog !

    ResponderExcluir