BLOG DA LUWA

quinta-feira, 31 de março de 2011

Pintura de Post-it!



Domingo passado, andando pela rua encontrei este painel super criativo e instigante.
Fica na fachada da loja da Melissa, na R. Oscar Freire (SP).  O painel é gigante, côncavo e colorido.  O mais interessante é que ele é todo feito com os conhecidos bloquinhos de anotações "POST-IT".
Como o espaço é super amplo, o efeito fica bárbaro!
Já tinha visto algumas vezes, passando de carro.  Não dava pra ter certeza se era mesmo de post-it.  Não é que era mesmo!?  E são fixados somente com aquela colinha que vem no post-it.
Tão criativo que achei que valia uma foto e um post ;-).
Volta e meia eles (Melissa + Post-it)  mudam o tema da "pintura".



Demais, não?

Beijão e ótima quinta-feira!
LuWa

quarta-feira, 30 de março de 2011

Haicai


Está acontecendo em São Paulo uma belíssima exposição de haicai.
O haicai é um poema tradicional do japão cuja característica principal é ser conciso e composto por três versos de 5,7 e 5 sílabas.  Outra característica é possuírem o kigô, palavra que representa uma das estações do ano.
Vejam que bela a explicação da curadora da exposição, Débora Tavares:


"Apreciar a natureza e dela extrair um instante.  O detalhe do vento balançando as folhas.  O movimento harmonioso das asas de um pássaro.  O assovio do lavrador.  O silêncio das rochas.  Fotografar com palavras um destes momentos: eis a poesia do haicai."


Eu particularmente não conhecia antes de visitar esta exposição.  Recomendo!
Os poemas foram impressos em tecidos coloridos e transparentes.  O efeito do sopro do vento, da transparência que deixa a natureza interferir e fazer parte da exposição.  
Foram impressos haicais em japonês e português (as respectivas traduções) em tecidos diferentes, para gerar a brincadeira de procurar o poema correspondente.

Para quem mora em São Paulo, um excelente programa, ainda mais porque a exposição acontece no Solo Sagrado de Guarapiranga, que é um lugar simplesmente Maravilhoso!  Um paraíso dentro de São Paulo.

A exposição acontece até o dia 29 de maio
De quarta a domingo, das 10 às 17h
Fica a dica!

Beijão e ótima quarta-feira!
LuWa

segunda-feira, 28 de março de 2011

Domingo de Arte na Oscar Freire

Ontem foi dia de levar o Atelier LuWa para o Mercadinho Chic!
Dessa fez ficamos na vitrine que dá para a rua Haddock Lobo.  Adoramos!
E mais uma vez foi um dia maravilhoso...  Muitíssimo grata aos amigos queridos que foram nos visitar!
Esse domingo os nossos colegas expositores estavam um luxo (sempre estão, mas ontem tava especial)!  Muito produto de bom gosto, exclusivos e diferentes. Fiquei babando...  Quem não conhece,  vale muito a pena o passeio! ;-)

Veja a vista panorâmica do atelier LuWa na versão " Vitrine da Haddock Lobo" clicando aqui.

Um beijo enoooorme e ótima semana!
LuWa

quarta-feira, 23 de março de 2011

Afinal, o que é esse tal batik?

Hoje vou falar um pouco mais sobre esta técnica que eu amo e que utilizo em quase todos os meus trabalhos.
O Batik é uma arte milenar que surgiu na ilha de Java, na Indonésia.  Sua característica principal é a utilização de cera como isolante de cores, que são aplicadas no tecido, que é tingido em camadas.

A cera é aplicada com pincel, carimbos ou tjanting.
No Batik original, ao final do tingimento quebra-se a cera para se ter um efeito craquelado  na pintura.  Eu não utilizo o craquelê, mas acho o efeito muito legal.
Ao lado um legítimo artesão balinês aplicando o carimbo com a cera no tecido.
Em Bali diversas famílias vivem dessa arte há gerações. (Quando eu for pessoalmente conhecer o berço do batik acho que vou grudar nesses senhorzinhos, e ficar lá, bebendo dessa água de conhecimento até me botarem pra correr!)

Ao lado uma javanesa desenhando figuras de cera com o tjantig.
Em seguida este tecido será totalmente tingido.
A técnica do batik exige do artesão uma grande capacidade de abstração do olhar para imaginar o resultado com a pintura sendo que ela é feita como que de trás para frente.  As camadas mais claras primeiro e por último as mais escuras, sobrepostas.
Cada trabalho de Batik é original e feito à mão



Ultimamente tenho visto (nessas feiras mundiais que volta e meia acontecem) o batik africano, que eu acho super lindo e é caracterizado por imagens de mulheres e animais (ao lado um exemplar do batik africano).



Mas para a minha surpresa, outro dia descobri que o estilo de batik utilizado por mim, que não tinge o tecido todo de uma vez e sim segmentos localizados, chama-se Rooketsu-Zome, o batik japonês. Mais uma afinidade com a terra do sol nascente ;-)

Beijão e ótimo dia!
LuWa

segunda-feira, 21 de março de 2011

Super Estreia na Oscar Freire!!!

Ontem foi a estreia do Atelier LuWa em São Paulo, no Mercadinho Chic da Oscar Freire!  E foi com o pé direito!
Super agradeço aos vááários amigos meus e do Dani (e também familiares) que foram nos prestigiar.  Muita energia boa rolou por lá!
O Mercadinho Chic é lindo, MEGA bem localizado (melhor não há!), equipe de organização nota 10, expositores de muito bom gosto,  público SUPER fino, muitas vendas, BOM DEMAIS!!!



(é só arrastar com o mouse pela imagem)

(é só arrastar com o mouse pela imagem)




Quem não conseguiu ir, vá no próximo domingo (27 de março) que tem mais!  
Beijão enooooorme,

quinta-feira, 17 de março de 2011

Carteiras LuWa 2011!!!

Elas chegaram!!!
A nova coleção de carteiras LuWa, feitas em parceria com a Jú e a Lou Vasconcelos da grife Dona Lou.
Estarão disponíveis a partir de domingo, no Mercadinho Chic da Oscar Freire.
Todas pintadas a mão com a técnica do Batik.
Segue um aperitivo pra vocês:






R$ 150,00 cada.  É melhor correr!
Beijão,
LuWa

quarta-feira, 16 de março de 2011

É esse domingo! Aguardo vocês!


Esse domingo acontecerá o primeiro Mercadinho Chic com LuWa!
Quem mora em São Paulo, venha me fazer uma visita e ver as novidades na Rua Oscar Freire, 720 (esquina com Haddock Lobo).
Será domingo, dia 20 de março, das 11h às 19h.
Vai ter tela, lenço, carteira, puffs e mais um monte de novidades!
Espero vocês!!!
Beijão,

terça-feira, 15 de março de 2011

Arte que alegra a alma - por Adriana Lopes


Conheci o trabalho da ceramista Adriana Lopes em uma viagem a Monte Verde - MG para o Reveillon do ano passado.  Foi em um lugar belíssimo (super recomendo!) que é o atelier da também ceramista Paula Ünger - Unger’s Pottery House Art Gallery (que expões peças de vários artistas além das dela própria).
Foi amor à primeira vista.  Fiquei com aquele vaso guardado na minha lembrança e tive certeza de que um dia teria um daquele.
Bem, um ano se passou e em janeiro deste ano estava eu jantando em um restaurante em Natal, quando me deparo com um painel belíssimo de cerâmica.  Na hora pensei:  É ela, é ela, tenho certeza! Mas me controlei pra não ficar dando chilique, não ficaria nada bem ali.
Fui até o gerente do restaurante e perguntei de quem era aquela obra (disfarçando a minha emoção, oscar pra mim).  Na hora ele sacou um cartão da artista e disse que o atelier  ficava ali mesmo em Natal.
É claro que era ela, a Adriana Lopes, artista que alegrou a minha alma pela segunda vez com os seus maravilhosos trabalhos.  Ai que máximo!
Final feliz: No dia seguinte fomos ao seu atelier, conhecemos a artista que é mineira mas mora em Natal e além de super talentosa é uma simpatia e nos mostrou todo o processo do Raku, a técnica utilizada por ela.  Compramos duas belas peças (essa foi a melhor parte :-)!!!
Ontem estive na Craft Design (feira de design voltada a lojistas, que acontece semestralmente em SP) e encontrei-me com ela mais uma vez (dessa vez eu sabia que ela estaria lá).
Interessante foi que enquanto estávamos conversando no stand, chegou uma senhorinha com seu esposo, olhou aquilo tudo e falou: "Nossa, que coisa maravilhosa...  Alegrou a minha alma!"  Mas não é que é ela tem razão?

Beijão!
LuWa

segunda-feira, 14 de março de 2011

Concurso LuWa no ByMK


Feliz Ano Novo!!!!  A primeira segunda-feira após o carnaval é o verdadeiro começo de ano para muitos!  Mas o meu ano já está rodando acelerado...
Semana passada coloquei as fotos dos novos lenços no banco de imagens do portal ByMK (aquela rede social de moda onde os looks podem ser montados pelos participantes, lembram?)
Ontem fui dar uma espiadinha e em 3 dias já tinham mais de 30 novos looks feitos com os meus lenços (como esse da foto, feito pela Ellen).  Adorei!!!   Então tive uma ideia, que será lançada agorinha em primeira mão:


  • Todo mês vou escolher o look do by MK mais legal com pelo menos um dos meus produtos (lenços e carteiras como acessórios ou telas e puffs como background).
  • A autora (ou autor) do look escolhido ganhará uma carteira ou lenço de seda (a escolher) pintados a mão por mim no valor de R$ 149,00.  O look premiado aparecerá aqui no blog, claro!
  • Para saber onde encontrar os meus produtos no by MK é só digitar LuWa na busca ou clicar nesse link e visualizar os itens baixados por mim.
  • O primeiro prêmio sairá no dia 18 de abril e será divulgado aqui no blog, no twitter e no facebook.
  • Curta a página LuWa no facebook para receber os resumos dos posts diariamente.

Participem e arraaaaaazem!  

Beijão e um ótimo início de semana!

PS:  Parabéns Betoooooo (meu irmão lindo) pelo seu aniversário no dia 10, para a Pati querida que aniversariou no dia 12 e aos meus pais amados, pelos 46 anos de casados completados ontem (Tão demais vocês!!!  Amo muito!!!!), no mesmo dia do aniversário do querido amigo Caio. Beijooo

quarta-feira, 9 de março de 2011

Produção Carnavalesca - O Baile dos Pincéis

Nesta quarta-feira de cinzas vou mostrar pra vocês um pouco do que foi o meu Carnaval...  Um verdadeiro baile dos pincéis!!!  Alta produção para a exposição do dia 20 de março, no Mercadinho Chic da Oscar Freire.






Que tal?
Qual modelito você gostou mais?  Vou adorar a sua opinião.
Ah!  Pra quem quiser brincar de montar looks, todos os lenços já estão disponíveis no byMK.
Beijão,
LuWa

sexta-feira, 4 de março de 2011

Olha o Carnaval aí, gente!

O carnaval está chegando e por isso vou postar aqui dois quadros que fiz em sua homenagem. Ambos foram pintados para uma exposição chamada "Cores do Carnaval" no Teatro Nacional de Brasília há alguns anos atrás.
O primeiro chama-se "Mestre-Sala e Porta-Bandeira", que retrata o nosso samba brasileiro, e o outro chama-se " Nos passos do Frevo", que como o próprio nome diz, retrata esse contagiante ritmo pernambucano preservado até hoje com maestria.
Curiosidade:  Vocês sabiam que em Olinda só toca frevo?  É isso mesmo!  Nem o axé e o funk, que dominaram no restante do Brasil, conseguiram acessar este reduto da tradição pernambucana.  Acho isso sensacional!  Raízes preservadas com unhas e dentes, ou melhor, com dobradiças e tesourinhas (passos de frevo).

Mestre-Sala e Porta Bandeira - Batik - 1 x 1m
 

Nos passos do Frevo - Batik - 1 x 1m

Beijão pra todos!
E ótima diversão neste carnaval!!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Carteiras LuWa no ByMK!

Pra quem curte moda, indico um site (rede social) chamado byMK.  Tem apenas 3 anos e já virou uma verdadeira febre no mundo fashion.
Nele é possível montar "looks"  do jeito que quiser com uma base gigante de roupas e acessórios de todas as marcas que se pode imaginar para compor o visual.
Lá fui eu inserir as minhas carteiras e para minha surpresa...  elas já estavam lá!  Em algumas composições criadas por pessoas diferentes.  Quem capturou as imagens daqui do blog foi a Miriam Marzzo, que ainda não conheço, mas adorei a surpresa! :-)    (Miriam, tô esperando o seu look, einh?)
Logo logo vou inserir os lenços também.
Vejam que legal esses looks feitos pela Carol Moreira (com a carteira LuWa P&B), pela Kátya Gontijo (com a carteira LuWa Borboleta) e pela Tatamel (com a carteira LuWa listrada).



Carol Moreira para ByMK

Kátya Gontijo para by MK

Tatamel para by MK


Beijão e uma quinta-feira deslumbrante pra vocês!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Piano na Estação da Luz - Se contar, ninguém acredita!


No comecinho desse ano fui surpreendida por uma cena, que se eu dissesse que se passou em Paris, todo mundo acreditaria.  Mas NÃO.  Foi em São Paulo e me deixou super orgulhosa!
Estava eu chegando na Estação da Luz (centro de São Paulo), que já é por si só uma das mais belas construções da capital paulista, com aquele pé direito super alto, vitrais e portais arredondados, cheios de arabescos, quando ouvi um som de piano (detalhe:  a acústica da estação é maravilhosa).
Continuei subindo as escadas e de repente vejo um operário sentado à frente de um piano, literalmente "mandando ver"!
É claro que fiquei curiosíssima e corri pra ler um totem do Metrô explicando que aquele era o fruto do projeto "Toque-me, sou teu!", do artista inglês Luke Jerram em parceria com o SESC-SP, de 2008, onde oito pianos foram espalhados por estações de metrô da cidade com a idéia que todo mundo participasse e desse uma palhinha do que soubesse.  Ao final do projeto dois pianos foram ganhos e um deles tem residência fixa na Estação da Luz.  E até hoje fazem fila pra tocar!
O vídeo tá mixuruquinha porque eu fiz pouco antes de começar o blog e não tinha a intenção de postá-lo (senão eu teria caprichado pra vocês ;-) )  mas acho que dá pra ter uma ideia do que se passa por lá.
No tempinho que passei na estação eu vi de serventes à senhoras "experts" ao piano.  Todos com o mesmo direito de tocá-lo e no final das contas, todo aquele povo que circula pela estação começa a se acostumar a ouvir boa música.  Ideia SENSACIONAL!
Beijão e ótima quarta-feira!

terça-feira, 1 de março de 2011

Vamos dar uma voltinha?




Adoro bicicleta!
Além de ser um maravilhoso meio de transporte, exercita os nossos corpos e ainda é ecológica!  Mas o que eu mais gosto mesmo é da beleza da danada.  Pode ser antiga, moderna, com cestinha, cheia de rococó ou simplinha.  A visão de uma bicicleta encostada na parede perto de uma porta parece que fica pedindo uma foto.  E os fotógrafos concordam comigo.  Já ví inúmeras composições lindíssimas em livros e revistas.
Em vários países da Europa o povo anda de bicicleta o tempo todo.  É super comum ver estacionamentos de bicicletas lotados por toda a parte.  Eu bem que gostaria de poder pedalar pelas ruas como eles, mas aqui o risco é grande...  O jeito é pedalar na de spinning mesmo! :-)
Sendo assim uma apaixonada por bikes (até já me aventurei a fazer umas trilhas radicais, mas desisti depois do primeiro carrapato), eu não poderia deixar de fazer a minha versão das belas.  Já pintei várias.  Aqui mostro uma montain bike e uma composição de bicicletas antigas.  Todas pintadas com a técnica do batik.
E então, vamos dar uma voltinha?
Beijão e ótima terça-feira!
LuWa